Com a revolução da era digital em que vivemos e a democratização da internet – actualmente, são já mais de seis biliões de utilizadores em todo o mundo -, o marketing digital tem vindo a desenvolver-se e a consolidar a sua posição estratégica no mundo dos negócio, como uma ferramenta essencial para o sucesso comercial. O marketing digital é o ramo do marketing que se dedica aos novos canais de comunicação digitais, nomeadamente a internet e as redes sociais.

À medida que estas estratégias e ferramentas têm ganho uma nova dimensão e amplitude, também a oferta tem aumentado, acompanhando a procura crescente que tem surgido por estes serviços. Isso faz com que não só as agências de marketing digital tenham vindo a aumentar, como se têm especializado cada vez mais em determinadas acções, como o marketing de redes sociais, o SEO ou o webdesign.

Por isso, quando decidimos implementar um plano de marketing digital na nossa empresa, a primeira dificuldade surge ainda antes de começar. Como escolher uma agência? Por onde começar a pesquisa? Que parâmetros considerar nessa decisão? É para tentar responder a estas questões que, de seguida, apresentamos 5 dicas para escolher uma boa agência de marketing digital.

  1. PROCURE REFERÊNCIAS

O boca-a-boca é e sempre foi a melhor forma de obter referências de produtos e serviços. Por isso, comece por pedir informações a amigos ou colegas que já tenham recorrido a serviços semelhantes. Eles são as pessoas mais indicadas para lhe indicarem agências de marketing digital na sua zona, que trabalhem na sua área de negócio e com as quais tenham tido boas experiências. Pode também pesquisar na internet por feedback de diferentes agências, lendo os comentários de clientes satisfeitos, mas também críticas, testemunhos e casos de estudo.

  1. ANALISE A CREDIBILIDADE

É necessário saber separar o trigo do joio e conseguir identificar as verdadeiras agências de marketing digital daquelas que apenas pretendem sacar alguns euros aos clientes. Para isso, verifique a sua credibilidade no mercado. Comece por analisar as suas páginas da internet e perceba se estão a par das tendências do sector. No fundo, uma agência que não é capaz de construir a sua própria página na internet de forma apelativa e eficaz provavelmente também não terá competências para o fazer a terceiros. Pode ainda verificar se esta tem prémios ou distinções, que clientes tem em carteira e qual a sua experiência passada e background. 

 

  1. VERIFIQUE O SEU PORTFOLIO

O trabalho passado de uma agência de marketing digital é o seu melhor cartão de visita. Os seus casos de estudo são uma excelente forma de aferir a qualidade do seu trabalho, as metodologias utilizadas e a forma de contactar com a sua audiência. Por isso, alise resultados, compare casos de estudo e perceba se esses resultados poderiam ser positivos para o seu caso específico.

  1. PROCURE QUEM CONHEÇA A SUA ÁREA DE NEGÓCIO

Uma agência de marketing digital em Portugal que já trabalhe na sua área de negócio conhecerá melhor o seu público-alvo do que outra que não tenha experiência no sector. Por isso, perceber quais são as suas carteiras de clientes também é um passo importante na altura de decidir pela escolha de uma agência. Cada área temas suas particularidades e é extremamente complexa e, muitas vezes, quando é a primeira vez que uma agência vai actuar com determinada audiência acaba por não compreender, por qualquer motivo, as suas especificadas. Portanto, agências que já trabalhem em determinados segmentos de mercado apresentam mais vantagens para clientes do mesmo sector.

  1. CONFIRA A EXPERIÊNCIA DAS PESSOAS

Finalmente, mas não menos importante, é conferir a experiência pessoal dos membros da agência de marketing digital. Normalmente, as agências têm essa informação disponível nas suas páginas na internet, mas pode também faze-los através do LinkedIn. Se vai trabalhar com uma equipa para o sucesso do seu negócio, então é justo e expectável que conheça com quem está a trabalhar. E é fundamental que estes profissionais sejam qualificados, até porque as novas tecnologias e indústrias criativas necessitam de pessoas com diversidade de pensamento, criativas e assertivas. SEO , Marketing Digital, Online Marketing e search engine optimization.